
No decorrer do
ano letivo procuramos desenvolver uma
série de competências e habilidades nos alunos do 1° ano do EF tendo como
objetivo o seu desenvolvimento integral como educando e como parte integrante e
atuante na sociedade em que está inserido. Dentre elas, citamos algumas trabalhadas
neste primeiro trimestre, mais especificamente em relação à leitura e
alfabetização, por ser o foco desta fase da aprendizagem:
·
Fazer parte da cultura letrada, percebendo o
valor do letramento para o cotidiano das pessoas.
·
Reconhecer os elementos que constituem a escrita
– alfabeto, sinais
gráficos e de pontuação.
·
Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·
Estabelecer a relação entre as unidades sonoras
e suas representações
gráficas ( cada letra do alfabeto corresponde a um
som ).
·
Valorizar, reconhecer e compreender os sentidos
variados de diferentes tipos de textos, lidos e/ou ouvidos.
·
Demonstrar interesse em ler, ouvir e compreender
textos sobre diferentes temas.
·
Entender que podemos ler por prazer, para obter
informação, para conhecer, para revisar, etc...
·
Reconhecer e diferenciar letra, palavra, frase e
textos.
·
Compreender que texto não verbal também pode ser
lido ( imagens, cenas, etc ).
·
Expressar seus sentimentos, ideias e opiniões
através da participação na elaboração de textos coletivos.
·
Participar das leituras, discussões, pesquisas,
conversas, observações para enriquecer a produção de texto.
·
Ter consciência de que todo texto é provisório, passível de releitura,
reelaboração, reorganização e adequação.
·
Desenvolver a competência linguística para falar
e ouvir satisfazendo necessidades de produção e compreensão verbal, em
diferentes contextos cotidianos e com interlocutores distintos.
·
Expressar-se em diferentes situações e de
diferentes maneiras.
·
Perceber que a língua escrita representa os
segmentos da fala, mas que não é igual à fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Pode comentar aqui: