sexta-feira, 13 de junho de 2014

Objetivos a serem alcançados pelo 1º ano EF quanto à leitura

                                 



No decorrer do ano letivo  procuramos desenvolver uma série de competências e habilidades nos alunos do 1° ano do EF tendo como objetivo o seu desenvolvimento integral como educando e como parte integrante e atuante na sociedade em que está inserido. Dentre elas, citamos algumas trabalhadas neste primeiro trimestre, mais especificamente em relação à leitura e alfabetização, por ser o foco desta fase da aprendizagem:
·         Fazer parte da cultura letrada, percebendo o valor do letramento para o cotidiano das pessoas.
·         Reconhecer os elementos que constituem a escrita – alfabeto, sinais
gráficos e de pontuação.
·         Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·         Estabelecer a relação entre as unidades sonoras e suas representações
gráficas ( cada letra do alfabeto corresponde a um som ).
·         Valorizar, reconhecer e compreender os sentidos variados de diferentes tipos de textos, lidos e/ou ouvidos.
·         Demonstrar interesse em ler, ouvir e compreender textos sobre diferentes temas.
·         Entender que podemos ler por prazer, para obter informação, para conhecer, para revisar, etc...
·         Reconhecer e diferenciar letra, palavra, frase e textos.
·         Compreender que texto não verbal também pode ser lido ( imagens, cenas, etc ).
·         Expressar seus sentimentos, ideias e opiniões através da participação na elaboração de textos coletivos.
·         Participar das leituras, discussões, pesquisas, conversas, observações para enriquecer a produção de texto.
·         Ter consciência de que todo texto  é provisório, passível de releitura, reelaboração, reorganização e adequação.
·         Desenvolver a competência linguística para falar e ouvir satisfazendo necessidades de produção e compreensão verbal, em diferentes contextos cotidianos e com interlocutores distintos.
·         Expressar-se em diferentes situações e de diferentes maneiras.
·         Perceber que a língua escrita representa os segmentos da fala, mas que não é igual à fala.





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