segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pintura / textura efeito madeira



Oi oi! Hoje resolvi mostrar uma técnica de textura / pintura que é bem fácil de fazer e fica um efeito bem legal, pra quem gosta de madeira.

Há muito tempo atrás queria colocar uns detalhes imitando madeira numa encomenda, e procurei carimbos, alguns vídeos na internet ensinando a fazer esse tipo de pintura, mas achava tudo muito parecido e a desvantagem do carimbo, por exemplo, é que ele fica um 'padrão' de desenho, sabe...no final, em uma parede muito grande os 'desenhos'  e marcas pareciam tudo a mesma coisa. 

Então, há uns dois anos atrás tentei fazer uma mistura de textura com pintura, testando em um tampo da minha mesa de jantar. Na verdade ela era uma porta dessas internas que nós acabamos transforando em mesa. Outra hora mostro aqui. 

Mas dessa vez quero mostrar como fiz na parede do meu quarto, que ainda está em arrumação por aqui...e vai longe!
Dá pra qualquer um fazer, bem fácil. Só demora, mas vale a pena se tiver paciência. Vamos lá? 

Material: 
* massa acrílica pra alvenaria
* uma caneta bic com tampa
* pano velho que não solte 'fiapos'
* lixa fina pra lixar massa corrida ( não anotei o número )
* uma tábua de 20cm largura x altura que vc quiser fazer a textura, bem reta pois ela irá servir de régua
* tinta acrílica renda primorosa da Coral
* tinta acrílica ou esmalte marrom chocolate ou café
* espátula de metal lisa
* pincel largo de cerdas macias 
* pano pra limpeza
* balde com água

1. Risque na parede a altura que você vai usar pra fazer a sua textura. Eu fiz na altura de  85cm do chão. Faça um risco de ponta a ponta da parede pra marcar direitinho até onde aplicar a massa.

2. Com a espátula aplique uma fina camada da massa corrida de baixo pra cima ( do chão até onde você riscou ). Se preferir pode aplicar com o pincel mesmo, depende de como achar melhor, o resultado é quase o mesmo. 

3. Pegue a madeira que servirá de régua pro seu trabalho e coloque em pé, bem rente a parede, marcado a primeira 'táboa'. Você vai riscar com a ponta da TAMPA da caneta, fazendo um vinco na massa, imitado a 'junta' da madeira. De cima pra baixo, tirando o excesso de massa.Vai ficar um 'valinho'. 


4. Com o pincel, vá desenhando os veios da madeira; conforme passar o pincel, você verá que se formam riscos na massa; dá pra fazer pequenos círculos girando o pincel, como se fossem os nós da madeira.



5. Precisa repetir esses passos táboa por táboa, até cobrir a área desejada: massa, pincel pra desenhar, régua...aos poucos senão a massa seca e não dá pra desenhar.






6. Depois de tudo beeeem seco você vai lixar superficialmente a parede, retirando poucos excessos, que é o que vai deixar a sua madeira com aspecto 'rústico'. Passar um pano úmido em toda superfície para ir retirando o pó da massa acrílica.


7. Dar uma demão de tinta clara com rolinho. Eu escolhi a renda primorosa da Coral, mas pode ser qualquer outra de sua preferência, desde que bem mas clara que o marrom escolhido. Deixe secar.



8. Use a tinta marrom passando-a com um pincel quase seco sobre a táboa, uma a uma. Pegue o pano velho e vá esfregando sobre a parede, com  movimentos de cima pra baixo e não uniformes, ou seja: e alguns momentos você vai fazer força com o braço e a tinta ficará bem escura e marcada, em outros passe rapidamente e tire o excesso. Isso vai dar o aspecto de madeira envelhecida. Você vai ver que é bem fácil e não se preocupe: se errar ou não gostar do aspecto da pintura é só pintar novamente com a tinta clara e começar de novo.




Prontinho:







Na parte de cima da parede usei massa corrida com rolinho pra textura rústica:


Pra acabamento foi usado roda-meio de poliestireno ( R$ 8,00 uma peça com 2m no Tumelero ). Pra quem não conhece é um material tipo isopor, que imita gesso. É aplicado com uma cola especial ( R$ 14,00 a latinha pequena  de 500ml ) e pincel. Já deu um efeito bem bacana e super barato.

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Pode comentar aqui: