quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Alfabeto das Boquinhas




Essas atividades foram 'garimpadas' de alguns sites  e blogs da internet, que infelizmente não tomei o cuidado de anotar. Caso alguém o saiba, pode deixar registrado aqui, que farei a devida retificação.

 Trabalho há 14 anos como professora alfabetizadora, e especialmente este método de ensino tem se tornado uma aliada ao meu dia-a-dia escola, pois faz com que as crianças aprendam pensando. 

Quando compreendem que cada letra tem o seu som correspondente, fica muito mais fácil aprender a ler,  inclusive identificar os diferentes fonemas ( sons ) que uma mesma letra pode ter. Ex.: na palavra casa o S tem som de Z; já na palavra sopa o S tem som de SS. E por aí vai. 






Treinando um pouquinho a cada dia, o resultado vem ( no tempo de cada criança, de acordo com a sua maturidade ).

Mais um pouco...



Método fônico

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O método fônico é um método de alfabetização que primeiro ensina os sons de cada letra e então constrói a mistura destes sons em conjunto para alcançar a pronúncia completa da palavra. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra.

Cardinal vowel tongue position-front.svg

Nessa abordagem, antes de ser dado a criança um livro para ler, elas aprendem os sons das letras, fonemas. Depois que algumas desses já foram aprendidos, ai então se ensina a combiná-las de modo a formar palavras (FEITELSON, 1988).
  • 1 Sons das letras. A introdução inicial dos fonemas, sons das letras, geralmente dá-se por meio de historinhas criadas para que elas identifiquem a relação grafema/fonema, letra/som, estuda; podemos citar a "História da Abelhinha" e a História da Casa Feliz"; ou seguindo sugestão de (CAPOVILA, 2007) o/a professor(a) mostra a letra e pronuncia o som da mesma, depois dá exemplos de coisas, conhecidas das crianças, que iniciam com o som "a" e pede que repitam as palavras pronunciadas; escreve-as no quadro destacando a letra trabalhada.
  • 2 Combinando sons. O aluno pode começar o intento de combinar os sons antes de dominar todo o alfabeto. Após já terem aprendidos alguns fonemas, como: /u/ /a/ /o/ /t/ e /p/, usa-se um alfabeto móvel e solicita que as crianças formem palavras com essas letras; elas formarão algumas palavras: pata, pato, tato, tatu, tapa, topo, etc; depois disso elas são incentivadas a pronunciar o som de cada letra uma por uma e em seguida combina-os para gerar a pronúncia da palavra. Use no início palavras simples, com até 4 letras, até os alunos se sentirem confortáveis com o processo, depois palavras maiores, palavras com dígrafos /ch/ /tr/ e por ultimo as exceções fonéticas, casa /kaza/ hospital /ospital/. A cada nova relação som/letra ensinado revise as já aprendidas usando as mesmas para formar novas palavras. Desta forma estará gradativamente ampliando a capacidade leitora de seus alunos.
  • 3 Montando frases. Quando os alunos já poderem a pronunciar várias palavras confortavelmente, monte frases com essas palavras e incentive-os a lê-las e depois a criarem suas próprias frases.
Assim a criança constrói a pronuncia por si própria. Muitas das correspondências som-letra, incluindo consoantes e vogais e dígrafos, podem ser ensinados num espaço de poucos meses, desse modo as crianças são alfabetizadas num período de quatro a seis meses, quando passam a ler textos cada vez mais complexos e variados. Isso significa que as crianças poderão ler muitas das palavras desconhecidas que elas mesmas encontram nos textos, sem o auxilio do professor para tal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_f%C3%B4nico

VÍDEOS para aprender o alfabeto das boquinhas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Pode comentar aqui: